News

Arte no asfalto

© Prades, Jaime / AUTVIS, Brasil, 2012 - Obra: Dragão, 1987

Foto: Neta Novaes
 

 

 

 

Ele foi um dos pioneiros da arte de rua brasileira, tem obras em coleções em diversos países eum livro publicado sobre sua vida. Trata-se do artista plástico, ilustrador, designer de objetos gráficos e diretor de arte, Jaime Prades.

Filho de mãe brasileira e pai uruguaio, o artista filiado da AUTVIS nasceu em Madrid, na Espanha,lugar onde viveu até os 12 anos.
Depois foi morar em São Paulo, local que o consagrou como grande profissional. “Passei minha infância com grandes artistas. Fiz muitos cursos de ateliês ainda na adolescência. Aos 15 anos, comecei a vida profissional como designer gráfico”, relembra.



Nos anos 80, Jaime tornou-se um dos pioneiros da arte de rua brasileira. Junto com outros artistas da sua geração, elaborou novos conceitos e desenvolveusua linguagem artística para os espaços públicos, integrando o primeiro coletivo de arte derua do Brasil: o grupo Tupinãodá, do qual fez parte de 1984 a 1989.



Autor de diversas exposições individuais pelo Brasil e exterior, Jaime realizou entre os dias 12 de setembro e 6 de outubro a exposição individual parede s/ parede.
A mostra apresentou uma série de obras inéditas do artista que mostram os suportes adaptados de materiais desprezados nas ruas. “Meu olhar observa atentamente as dinâmicas coletivas de desprezo por tudo que é comum. Vivemos numa cultura antipopular, sem motivação pelo bem comum, a começar pela educação das crianças e jovens. O Brasil está pagando caro pela falta de cuidado com o seu patrimônio humano e natural”, explica.



Em novembro de 2009, foi publicado o livro “A arte de Jaime Prades”, que fala sobre a vida e os trabalhos doartista. Lançado pela editora Olhares, o livro pode ser adquirido nas principais livrarias ou pelo SITE.



Para conferir mais obras do artista, basta acessar a Galeria da AUTVIS
 

 

Autor: Linhas Comunicação

REDES SOCIAIS AUTVIS