News

Arpad Szenes e Vieira da Silva: juntos pela paixão de pintar

Arpad Szenes é um artista húngaro que nasceu em Budapeste no ano de 1897. Sua história com a arte começou em 1918, quando passou a estudar na Academia de Budapeste e demonstrou grande aptidão para desenho e pintura. A partir daí, buscou conhecer as correntes artísticas vigentes na Europa da época e foi morar em Paris, onde conheceu sua futura esposa, a portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, que também estudava pintura.



Vieira da Silva teve sua carreira marcada pelo estilo abstrato, inspirado em Matisse, que é representado pela AUTVIS, e influenciado por Paul Klee. Uma de suas obras de maior destaque e carinho pessoal é Le Désastre ou la Guerre. Já Szenes seguiu a linha surrealista, entre as quais se destaca a pintura Autoportrait à la pupille rouge, realizada entre 1924 e 1925.



Com o início da Segunda Guerra Mundial, o húngaro teve sua nacionalidade retirada e se tornou oficialmente apátrida devido a sua origem judaica.
O episódio fez com que o casal se refugiasse no Brasil entre os anos de 1940 e 1947. Em 1956, foi atribuída ao casal a nacionalidade francesa. Szenes morreu em Paris no ano de 1985 e Vieira da Silva faleceu sete anos depois.



Ambos são representados pela AUTVIS e já tiveram suas obras expostas na cidade de São Paulo com a mostra Vieira da Silva / Arpad Szenes e Rupturas no Espaço da Arte Brasileira.






 

Autor: Linhas Comunicação

REDES SOCIAIS AUTVIS