News

Os quadros fortes e vivos de Francisco Baratti

O Rinoceronte - Baratti, Francisco / Licenciado por AUTVIS, 2011.
 



Desde jovens crescemos ouvindo que a beleza está nos olhos de quem vê. O ditado popular toma força a cada vez que é repetido. Baseado nessa forma de pensamento, o artista plástico Francisco Baratti desenvolve seus trabalhos com cores marcantes, traços firmes e não busca o belo e sim, o magnetismo da arte. “A beleza é um estado de espírito. A arte é, na realidade, forte. Se ela tiver elementos estéticos de força, ela atrai a atenção do espectador”, afirma.



Baratti se encantou com o universo artístico por influência de seus pais. Sua mãe era professora de artes e levava seus materiais para casa. “O cheiro da tinta me dava prazer”, afirma o artista. Seu pai, marceneiro, lhe ensinou toda a base da profissão. “Com ele aprendi a entalhar e a fazer móveis”, complementa. Baratti então imergiu na área e se tornou professor em estética e história da arte e continua produzindo quadros e esculturas.



Recentemente, o artista teve um livro publicado pela Editora Pantemporâneo, chamado Francisco Baratti: Uma Aventura Plástica, que retrata suas obras, narra sua carreira e explica sua filosofia de arte através de textos de Jorge Anthonio e Silva, Nelson Screnci, Valdir Rocha e do próprio artista.



Recém-filiado da AUTVIS, Baratti afirma ter expectativas de que sua carreira progrida muito a partir de agora. “Eu espero que minhas obras sejam bem divulgadas. Elas que ganhem força e não a minha pessoa. Sendo assim, acredito que estão em boas mãos”, revela.
 

Autor: Linhas Comunicação - Pedro Nuin

REDES SOCIAIS AUTVIS