News

Retratos do subconsciente

Decalcomania, 1966 © Photothèque R. Magritte, Magritte, René/Licenciado por AUTVIS, 2011.




Surrealismo
é a corrente artística moderna que representa o irracional e o subconsciente. O movimento é fruto da livre imaginação, assim como acontece nos sonhos, sem a interferência do senso crítico.
Deste modo que surgiram os relógios derretidos no deserto de Salvador Dalí e as portas que quando abertas parecem estar fechadas de René Magritte, ambos representados pela AUTVIS.




Em outubro de 1924, o artista André Breton, também representado pela associação, assina o Manifesto Surrealista, e descreve a nova tendência. “Automatismo psíquico pelo qual alguém se propõe a exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento”, escreveu.


O Surrealismo tem origem no dadaísmo, assim como a Pop Art, e foi significativamente influenciado pelas teses psicanalistas de Sigmund Freud, que ressaltam a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.



Na década de 1930 a tendência surrealista se espalha pelo mundo e ganha adeptos entre pintores, cineastas, dramaturgos e escritores. No Brasil essas ideias surrealistas foram absorvidas pelo estilo modernista. A pintora Tarsila do Amaral foi uma das mais influenciadas.
 

Autor: Linhas Comunicação - Pedro Nuin

REDES SOCIAIS AUTVIS