News

Arte Popular

Bedroom Face with Orange Wallpaper, 1987
Wesselmann, Tom/Licenciado por AUTVIS, 2011





A Pop Art foi um dos movimentos artísticos de maior repercussão no mundo. É possível que aqueles que não vivem intensamente o universo da arte não saibam quem são seus principais personagens ou quais as origens do movimento, mas é muito improvável que nunca tenham se deparado com a imagem da atriz Marilyn Monroe reproduzida seguidas vezes em diferentes e absurdas cores. Trata-se de uma das imagens mais emblemáticas do Pop Art, criada pelo artista plástico Andy Warhol.



Este movimento é seguido por artistas que defendem uma arte popular, que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana.

Possui traços característicos incorporados em histórias em quadrinhos, publicidade, televisão e cinema. Daí as famosas imagens da lata de sopa da Campbell, ainda de Warhol, e os quadrinhos de resolução maximizada de Roy Lichtenstein.



Com raízes no dadaísmo (movimento artístico de negação) de Marcel Duchamp, o Pop Art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudarem os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. O auge do movimento veio a ocorrer entre as décadas de 60 e 70.



O principal artista brasileiro da Pop Art é Antonio Henrique Amaral, representado pela AUTVIS.
A entidade também representa no Brasil grandes artistas internacionais do movimento como os já citados Andy Warhol, Marcel Duchamp e Roy Lichtenstein, bem como Eduardo Paolozzi, Richard Hamilton, Tom Wesselmann, James Rosenquist, Robert Rauschenberg e Jasper Johns.

 

 

Autor: Pedro Nuim - Linhas Comunicação

REDES SOCIAIS AUTVIS